segunda-feira, 5 de julho de 2010

Traíra - pesque e faça um churrasco de peixe

Foto: Sergio BavarescoJá peguei traíra com vários tipos de isca: rãs, insetos, minhocas, fígado, iscas artificiais e até mesmo com massa de frutas. Recomendo pescar próximo a galhadas e vegetação aquática, se for arremessar use isca de superfície ou de silicone com protetor para galhadas e ainda se tiver vento ou tempo fechado isca de meia água são ótimas.

Traíra na Brasa
Ingredientes:
Dois trairões;
3 dentes de alho picados;
suco de dois limões;
sal; pimenta-do-reino;
2 colheres (sopa) de tempero-verde picado;
1/2 copo de óleo de oliva .

Modo de Preparar:
Tire as vísceras, lave bem o peixe, retire as escamas.Coloque o peixe sobre o papel alumínio regue com água e suco de meio limão, enrole o peixe coloque na gralha e leve ao fogo de 10 a 20 minutos.
Abra o pacote retire o peixe, de um corte lombar sobre o peixe e puxe lateralmente para retirada dos filés. Misture o alho, o cheiro-verde, o óleo, o suco de limão, o sal e uma pitada de pimenta-do-reino. Mexa bem e coloque sobre os filés, deixando-o descansar por aproximadamente 45minutos. Coloque os filés sobre o papel alumínio, enrole e coloque sobre a grelha e asse-os dos dois lados. Retire um lado do papel alumínio e leve ao fogo novamente para dourar, virando com cuidado.

Veja também: file-de-traira-com-manjericao-na-grelha.html

OVAS DE GRUMATÃ - DESAFIO DO CHEF

Foto: Sergio Bavaresco

Quando se fala em ovas de peixes logo associamos ao esturjão, do qual se extrai o famoso caviar, de sabor característico e bem marcante. As ovas são encontradas normalmente em conserva, frescas ou ainda defumadas. Já o caviar brasileiro é extraído das tainhas que passam pelo litoral sul do país fugindo do frio polar. Mas para quem tem origem interiorana as ovas de grumatã não são novidade porém para os criativos chefs um grande desafio.

Receita prática I: Ao retirar as ovas acrescente cerca de 5% de sal para garantir a conservação. Ao servir adicione azeite de oliva e suco de limão e sirva com pão torrado ou sovado, salada verde, tomates cereja e figos cristalizados fatiados. Beba vinho merlot ou ainda chardone

Receita prática II: coloque no liquidificador um dentes de alho roxo graúdo, uma cebola média, um pote de iogurte natural e sal a gosto. Leve ao fogo brando e, quando começar a ferver, adicione as ovas, quatro folhas picadas de hortelã e vá mexendo até a mistura secar. Servir com torradinhas de pão de milho e champagne seco.