sexta-feira, 6 de julho de 2012

MERLUZA DO ALASCA = POLLOCK DO ALASKA = BADEJO DO ALASCA: ORIGEM, CARACTERÍSTICAS, BENEFÍCIOS E PREPARO.


O Pollock do Alasca também denominado de Badejo do Alasca é chamado erroneamente no Brasil de Merluza do Alasca no Brasil. Pois não tem o menor parentesco com a merluza e é apenas um primo distante do tradicional badejo.
Trata-se do peixe branco mais pescado e consumido do mundo. Apresenta uma carne branca de boa qualidade, magra, de sabor suave e textura firme. Rico em proteínas é boa fonte de sais minerais e vitaminas. Cada 100 gramas contem 70 calorias.  
Pode ser preparado de inúmeras maneiras: assado no forno ou na brasa, frito, ensopado, cozido no vapor e outras aplicações como produção de barrinhas, nuggets, bolinhos e o famoso surimi (kani-kama).
O Pollock do Alasca habita as águas geladas do oceano Pacífico Norte, distribuindo-se a Califórnia até o Estreito de Bering ao leste, e, da Península russa de Kamchatka até o sul do mar do Japão. Pode chegar até 80 cm de comprimento e 5kg de peso. Sua fecundidade é muito elevada e vai aumentando com a idade: aos quatro anos gera cerca de 520.000 ovos, aos 11 anos em torno de 15 milhões.

Sua pesca é predominantemente sustentável e certificada, porém, segundo os cientistas, a população de pollock vem diminuiu consideravelmente o que coloca em risco a população de leões marinhos, focas e outras comunidades nativas da região.

6 comentários:

  1. O Alaska Pollock tem parentesco com a Merluza sim, ambos são parentes do bacalhau. Pode pesquisar.....com o robalo sim é que o Pollock não tem nada de parentesco. Abracos !!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. De acordo com um artigo da livestrong.com a "Pollock do Alasca pode conter contaminantes ambientais, tais como mercúrio, por isso é importante consumir este tipo de peixe com moderação. Uma porção de escamudo do Alasca contém 81 calorias e 17,1 g de proteína, assim como outras vitaminas e minerais."

    ResponderExcluir
  4. Olha uma matéria sobre esse peixe: http://economia.estadao.com.br/noticias/neg%C3%B3cios,importacao-de-peixe-da-china-dispara-e-governo-estuda-desonerar-pesca,93689,0.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de todo potencial hídrico do Brasil não temos processos políticos econômicos e administrativos capazes de competir no mercado. A maioria de nossos rios tem águas muito melhores do que os asiáticos, mesmo sem investimentos em pesquisas e controle de poluentes.

      Excluir