segunda-feira, 16 de setembro de 2013

PEIXES DO GUAÍBA, JACUÍ E LAGOA DOS PATOS – RISCOS E INCERTEZAS - SAÚDE & CONSUMO


O Delta do Jacuí viveu a fartura da pesca em décadas passadas, mas hoje infelizmente devido a ação humana o volume e a qualidade do pescado declinaram significativamente. A beleza das marinas das colônias de pescadores como a de Itapuã e da Ilha da Pintada se transformaram em ancoradouro de sucatas cercadas por habitações depreciadas.   Para a maioria dos pescadores não vale a pena jogar as redes.

  CAUSAS DA DECADENCIA DA QUALIDADE DO PESCADO, DA VIDA DOS PESCADORES E DO AMBIENTE

· a redução da qualidade da água devido a alto volume de dejetos industriais e esgotos não tratados aumentam a taxa de mortalidade dos peixes;
 · a reprodução está comprometida, pois os banhados estão dando espaço a agricultura e as ações de irrigação;
· o desmatamento das cabeceiras e a extração ilegal de areia destroem os criatórios naturais;
· pesca excessiva e com malhas muito finas agravam o problema;
· a falta de vontade política, investimentos em estudos, controles e fiscalização;
 
  A QUALIDADE DOS PEIXES ESTÁ COMPROMETIDA!

A cerca de 10 anos uma estudo coletou amostras de pescado no Delta do Jacuí, Canal e na Lagoa dos Patos. Foram identificados índices aceitáveis de mercúrio e arsênio e também altos níveis de coliformes fecais. Concluiu também que o grau de contaminação dos pintados era muito superior ao da piavas.
 
Eu acreditava que a região menos comprometida seria a do sul da lagoa dos patos por estar mais próxima do mar, mas um outro recente estudo, realizado na região de Pelotas aponta a presença de cromo em diversas espécies, além de zinco nas corvinas e cádmio nos bagres. Todos estes índices acima dos estabelecidos pela legislação brasileira.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário