sábado, 26 de outubro de 2013

PEIXES PREFERIDOS PELOS CHEFS NOS RESTAURANTES NO 9ª FESTA DO PEIXE E DA CACHAÇA DE PIRACICABA - 2013

O Circuito gastronômico é a principal novidade da festa. Nele  até o dia 14 de novembro os restaurantes participantes estão oferecendo pratos criados exclusivamente para o evento.
O salmão é o peixe mais usados nas receitas, pois foi escolhido por 21 estabelecimentos, e pode ser encontrado grelhado, ao molho de camarões ou cru. Em segundo lugar, está a tilápia, que foi usada em 10 pratos. Já o abadejo foi a preferência em sete receitas e o famoso bacalhau aparece na escolha de cinco restaurantes. O pintado, famoso peixe do rio, foi a escolha de três restaurantes. Anchova, linguado, merluza, tambaqui e tainha também são peixes encontrados nos pratos inscritos.
É possível conhecer todos os restaurantes e a beleza dos pratos no guia criado especialmente para o evento,  clicando aqui.
 

terça-feira, 22 de outubro de 2013

INGO HUBEL LIDEROU DE PONTA A PONTA O TORNEIO DE PESCA NO NINHO DA CORUJA EM 19 DE OUTUBRO 2013

 

No último final de semana, dia 19/10, o sabor de pesca  visitou o Ninho da Coruja. Participamos de um torneio de pesca bastante competitivo onde mais de vinte pescadores fisgaram  40 blacks dos mais diversos tamanhos. Tudo isso com a cobertura da FishTV, que deverá mostrar  o evento no programa Destinos em sua próxima temporada.  Os destaques do dia ficaram com os pescadores:
1 : Ingo Hubel
2 :  Alaor Muller
3 : Fábio Moura
4 : Rogério Vasconcelos
5: Carlos Fonseca

Neste dia, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o novo espaço de convivência do Ninho da Coruja, além de degustar um saboroso churrasco preparado pelo Érico Penteado, acompanhado pelo famoso aipim com farofa e as demais especialidades que a casa oferece.
 


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

SORTE NA PESCARIA – SIMPATIAS, MANDINGAS E AMULETOS PARA FISGAR PEIXES COM SUCESSO

O que fazer? Para resolver um dos problemas mais clássicos nas pescarias - o pescador vai para ao local de pesca, fica horas e horas, sem conseguir fisgar um único lambari. Quando chega em casa carregando o equipamento, ainda precisa escutar questionamentos irônicos de parentes e amigos.  Tem pescador que usa a surrada camiseta da sorte, outro o desbotado e manchado boné encantado, ou ainda um ramo de arruda perfumado. Mas nada disso funciona se o sujeito for pescar sem a autorização da mulher ou pior ainda se tiver brigado com ela.  
Existem inúmeras simpatias, amuletos e pegadinhas que prometem ser capazes de garantir um farto dia de pesca. Rezas e oferendas são as mais comuns, mas se você for de barco ninguém pode embarcar com bananas, laranjas e chinelos de dedo, caso contrário à sorte dos pescadores estará comprometida. Mas a formula mais eficiente, de acordo com o depoimento de um amigo, é dar sete beijos na imagem da Namoradeira Fiel, ao acordar e ao se deitar.  Dois dias antes da pescaria, separe sete ovos de galinhas pretas e deixe-os ao sol, quando for iniciar a pescaria faça um furinho no ovo de um beijo nele, sussurre “Namoradeira Fiel!”, jogue-o na água e arremesse sua isca com fé e determinação. Segundo o experiente beijoqueiro pescador de bagres e jundiás é infalível.
Eu creio que o amuleto da sorte é a isca certa na hora certa e no local certo, pois quando o peixe não quer atacar, não tem mandinga que resolva! Pescaria, independentemente de qual for o resultado, é relaxamento, diversão, alegria, descontração e principalmente contato com a natureza.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

POLUIÇÃO E PEIXES DE COURO: BAGRE, JUNDIÁ, PINTADO, VIOLA, SURUBIM, CASCUDO, JAÚ...

Os peixes de couro se alimentam de restos de peixes mortos e dos dejetos orgânicos do fundo de rios e mares, logo estão mais expostos à ação da poluição do que os peixes de escamas. Eles possuem mais microrganismos que a maioria das espécies a fim de possibilitar sua digestão e a diluição das toxinas existentes em sua dieta.

 A situação dos peixes de couro se agrava à medida que mais esgotos não tratados e resíduos industriais são lançados nas águas. Assim o consumo deste tipo de pescado se torna mais impróprio com o aumento crescente da poluição ambiental.
 

domingo, 6 de outubro de 2013

RECEITA RÁPIDA DE MERLUZA DO ALASCA = POLLOCK DO ALASKA = BADEJO DO ALASCA

A Polaca do Alasca é conhecida por seu sabor suave e carne tenra e pode ser preparada de várias formas: grelhada, frita, refogada e cozida no vapor.  Trata-se de um peixe de relevante valor nutricional.  Mas fique atento a quantidade consumida pois ele pode conter metais pesados, como mercúrio.
 Escolha 2 kg de filés de Polaca do Alasca, os mais grossos que encontrar. Em uma tigela misture 1/2 xícara de queijo parmesão, 3/4 de xícara de creme de leite, 1/4 de xícara de manteiga derretida, sal e pimenta a gosto.  Pincele os filés de ambos os lados com a mistura. Unte uma assadeira com manteiga, disponha os filés e cubra com papel alumínio.  Leve ao forno pré-aquecido a 350 graus, por cerca de 30 minutos. Retire do forno e sirva acompanhado de batatas, arroz ou legumes. 

terça-feira, 1 de outubro de 2013

NINHO DA CORUJA INAUGURA NOVO ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA E PROMOVE CAMPEONATO DE PESCA EM CANELA

O Spa de pesca Ninho da Coruja, inaugura no próximo dia 19 de outubro, um novo espaço gourmet, para deleite dos pescadores. A nova área de convivência, conta com deck em madeira, mesas e cadeiras em estilo rústico e um bar de onde se pode visualizar o lago. E para completar o dia haverá um torneio de pesca, das 10h às 13h, com premiação do primeiro ao quinto lugar. Logo após será servido um delicioso almoço. Confirmar presença até dia 16/10/13 - (54) 81536706 grossrudimar@yahoo.com.br
Pesca + almoço = R$ 50,00 - Acompanhante + almoço = R$ 25,00 - Não incluso bebidas.