quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

BARBO OU SAINT PETER NO MENU MAIS CARO DA EUROPA - FRANÇA

Bogavante azul, peixe de São Pedro, frango de Bresse, queijo e uma "omelette" norueguesa de sobremesa. Todos estes pratos são harmonizados com cinco dos melhores vinhos brancos franceses. Essa é o menu do restaurante parisiense Le Taillevent, que  ao custo de 1200 euros (cerca de R$ 4 mil),  pode ser considerado o mais caro menu da Europa.
A nossa curiosidade é saber: Qual peixe de São Pedro o chef Alain Solevérès utiliza em seu menu?  Eu acredito que seja o verdadeiro barbo ou eventuamente a comercialmente verdadeira Tilápia Saint Peters.
 

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

O BRAND EQUITY DO PEIXE: SAINT PETTERS, SAINT PIERRE, PEIXE DE SÃO PEDRO OU TILÁPIA

A Tilápia passou a ser chamada de peixe-de-São Pedro, devido a uma necessidade comercial baseada em uma passagem bíblica descrita em Mateus 17:27. Link: O peixe de São Pedro
A tilápia é cultivada no Brasil a vários anos, quando matrizes africanas e asiáticas foram introduzidas.   Exitem mais de 100 espécies deste peixe, a mais comum no comercio é a que apresenta  carne rosada, que é chamada de Saint Peter ou Saint Pierre, buscando associa-la a passagem bíblica e consequentemente gerando valorização comercial.  Trata-se de uma tentativa de vincular essa tilápia com a tilápia da Galiléia, que de acordo com pesquisas, também não é o verdadeiro Peixe-de-São Pedro.
 No Brasil, o peixe que mais se aproxima da tilápia da Galiléia é o peroá, muito conhecido e apreciado no litoral da região sudeste, é popularmente chamado de  porquinho. Mas o peroá é de outra família, é de água salgada, embora seja uma espécie de primo da tilápia.



domingo, 5 de janeiro de 2014

PEIXES SAINT PETER, SAINT PIERRE, TILÁPIA, PEIXE DE SÃO PEDRO - ORIGEM DO NOME

Um dos pratos mais populares nos restaurantes próximos ao mar da Galiléia, em Israel, é o peixe de São Pedro. O nome deste peixe tem origem em um passagem descrita na Bíblia. onde Pedro em uma visita  a cidade de Cafarnaum junto ao mar da Galiléia, perguntou se Jesus pagaria o imposto do templo. Jesus explicou que, como Filho de Deus, ele não tinha obrigação de pagar esse imposto, porém pediu que Pedro que fosse até o mar, lançasse o anzol, pegasse o primeiro peixe que fisgasse e, com a moeda encontrada em sua boca, pagasse o imposto.
Que tipo de peixe Pedro apanhou? Tilápia? Saint Peters? barbo? sardinha?
Dados investigativos:
1. Existem cerca de 20 espécies de peixe no mar da Galiléia;
2.   Acredita-se que apenas 10 espécies poderiam ser do tipo que Pedro pescou;
3.   Apenas três espécies possuem valor comercial: musht (Tilapia galilea), sardinha do Quinerete (mar da Galiléia) e o  biny, também conhecido como barbo;
4.   Opinião dos especiaistas: “O musht alimenta-se de plâncton e não é atraído por outro tipo de isca, logo não cai no anzol. Mais improvável ainda é a sardinha, devido a seu pequeno porte. Logo o  barbo deve ser o peixe de São Pedro pois é capturado com anzol e isca de sardinha.” Mendel Nun


Barbus Canis (top), Barbus Longiceps (bottom) found in the "Sea of Galilee," published by Tristram for the Palestine Exploration Fund 1881

5.   A estratégia comercial: o musht  passou a ser servido como o “peixe de São Pedro” nos restaurantes perto do mar da Galiléia, pois trata-se de um bom negócios, devido a sua abundância e facilidade de preparo quando associada ao crescente número de peregrinos na região.
6.   A estratégia comercial que deu certo na Gailéia foi espandida para o resto do mundo com ótimos resultado quando associadas as características da espécie.

sábado, 4 de janeiro de 2014

COMO FAZER BOILIES: RECEITA DE ISCA PARA PACU PRÁTICA E EFICIENTE – ATRAI TAMBÉM TILÁPIA, CARPA HUNGARA E CAPIM.


 


Em um recipiente misture 1kg de farinha de milho, 1 xícara de farinha de trigo, 1 xícara de farinha de mandioca, quatro ovos batidos, 1/2 xícara de azeite e quatro paçocas de amendoim trituradas. Adicione gradativamente a mistura um pacote de suco de maracujá diluído em 500ml de água até dar liga.

Misture bem a massa e faça bolinhas com cerca de 2 cm de diâmetro, de acordo com o tamanho do seu anzol.
 




Em uma panela ferva um litro de água e dilua um pacote de suco de maracujá. Coloque as bolinhas na panela até que bóiem.
Retire as bolinhas e as envolva em farinha. Não esqueça de esperar esfriar antes de guardá-las, pois quanto mais seca mais difícil de ser destruída por pequenos peixes ou tartarugas.
 Boa pescaria!