terça-feira, 24 de junho de 2014

PEIXE AO FORNO COM QUEIJO GORGONZOLA – FILÉ DE TIÁPIA SAINT PETER, ABRÓTEA, PESCADA OU LINGUADO



Ingredientes

          4 a 6 filés de peixe

          Suco de 1 limão

          Sal a gosto

          Pimenta à gosto

          1 cebola ralada

          2 ovos

          100 gramas de queijo gorgonzola

          1 xícara (chá) de farinha de rosca fina

          3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

          Manteiga para untar

          2 colheres de azeite de oliva

Ingredientes do molho

          Duas colheres de sopa de alcaparras

          6 pepinos em conserva picados

          1 colher (sopa) de salsa picada

          2 pimentas dedo de moça picadas

          1 xícara (chá) de maionese

Modo de preparo

Peixe: Tempere o peixe com limão, pimenta, cebola, sal  e deixe na geladeira por cerca de 20 minutos. Em uma tigela, bata os ovos e reserve. Em outro recipiente coloque a farinha de rosca misturada com o queijo parmesão ralado. Passe o peixe no ovo batido, polvilhe com a mistura de farinha de rosca. Unte uma assadeira, coloque os filés e sobre eles o queijo gorgonzola em pedaços. Asse em forno quente pré-aquecido por, aproximadamente, 30 minutos, ou até que dourar.

Molho: Em uma tigela, misture todos os ingredientes do molho.

Acompanhamento sugerido: batatas noissete ou assadas.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

TATUAGEM DE TUBARÃO: SIGNIFICADO, IMPORTÂNCIA E SIMBOLISMO


Tatuagens de tubarão estão se tornando cada vez mais comuns, apesar de parecerem assustadoras e agressivas a primeira vista.  Apesar de temê-los, acredito que as pessoas são fascinadas pela beleza dos tubarões.  Na prática, a incorporação de tubarões em um projeto de tatuagem pode trazer um novo significado para imagem final, agregando   força, dominação e controle.

 Alguns pescadores utilizam tatuagens de tubarão para simbolizar a sua sobrevivência a um ataque de tubarão, como forma de agradecimento pela própria vida.  Outras que amam a natureza e difundem a proteção desta espécie perigosa e enigmática utilizam a tatuagem para demonstrar seu respeito e admiração pelo animal.
Os simbolismos atribuídos ao tubarão são vários, tais como coragem, fascinação ou proteção. Mas um que considero relevante é sua capacidade de sobreviver em ambientes hostis, ou até mesmo fora da água por um período maior que o de outras espécies.   Trata-se de um lutador de muita coragem e resistência.

domingo, 22 de junho de 2014

RECEITA BOILIES – SUCO DE CANA, FARINHA DE MANDIOCA E MEL – MASSA BARATA, ISCA EFICIENTE PARA CARPA CABEÇUDA

Ingredientes:
1 kg de batata doce
1 kg de aipim
1 kg de beterraba
4 bananas
1 kg de farinha de mandioca
1 litro caldo de cana
5 ovos
1 colher chá essência de mel
 
Preparo:
Cozinhe as batatas, o aipim, a beterraba e as bananas no vapor. Logo após, esmague todos, misture bem e deixe esfriar.

Bata os ovos, acrescente a essência de mel, o caldo de cana e reserve.

Em uma tigela coloque os ingredientes esmagados, mexa lentamente e vá acrescentando a mistura de caldo de cana, ovos batidos e essência de mel, adicione também a farinha de mandioca até formar uma massa de consistência média.
Enrole os boilies em diversos diâmetros.
Em um litro de água fervente deixe cozinhar, até eles subam à superfície da água.
Diâmetro: 0,5 cm – tempo de cozimento: 3 minutos
Diâmetro: 1 cm – tempo de cozimento: 5 minutos
Diâmetro: 2 cm – tempo de cozimento: 9 minutos

Coloque em uma peneira para secar.
Após esfriar estarão prontos para serem usados.
Eficiente para carpa cabeçuda!

sábado, 21 de junho de 2014

CARPAS GERAM RISCO AOS ECOSSISTEMAS AQUATICOS – TORNEIO PROMOVE MATANÇA DO PEIXE NOS ESTADOS UNIDOS


A carpa asiática é uma espécie de peixe invasora que pode comprometer seriamente os ecossistemas aquáticos.  A abundancia desta espécie tem motivado estados como do Kentucky nos Estados Unidos, a promover uma competição entre pescadores comerciais. Quem pescar o maior número de carpas possível, vence o "Carp Madness."
 Carpa asiática é uma espécie que os pescadores costumam evitar, porque não há muito mercado para eles.  Mas nestes torneios as equipes de pescadores competem por US $ 20.000 em prêmios em um torneio organizado pela Divisão de Pesca e Vida Selvagem do Kentucky.
 O peixe  é pouco rentável economicamente, come como porco, multiplica-se rapidamente e compromete a fonte de alimento de espécies nativas. A carpa asiática foi introduzida nos Estados Unidos no final de 1970, como uma maneira de remover algas de lagoas de ações.  Mas eles se espalharam, e desde que tenham sido encontrados a partir do Alabama até o Minesota, logo será muito difícil erradica-las.
 Mas, além do problema ecológico, a carpa asiática gera também riscos durante a para prática de esportes aquáticos, comprometendo o turismo na região.   Estes  animais representam um problema tão grande para o ecossistema que é difícil encontrar alguém para defende-los.  A maioria das organizações de conservação não tem uma posição.  O único grupo que marcou posição declarou: "Nenhum ser, independentemente da espécie ou circunstância merece suportar uma morte tão cruel.  Esses animais não pediram para ser tirado de suas águas nativas e soltos em águas norte-americanas.  Eles acabaram em Kentucky através absolutamente nenhuma culpa própria, e deve ser tratada da forma mais humana possível".
 Todos os peixes que foram capturados durante o torneio foram vendidos a uma indústria de processamento, e enviados, ironicamente, de volta para a Ásia.  A carpa é uma iguaria por lá, mas a pesca excessiva tornou-as escassas.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

CONHEÇA O SIGNIFICADO E O SIMBOLISMO DA TATUAGEM DO CAPITÃO THIAGO SILVA - TATTOO DE CARPAS COLORIDAS “KOI”



Tatuagens de peixes Koi normalmente simbolizam boa sorte e fortuna, logo aqueles que possuem grandes expectativas para a sua vida tendem a fazer tatuagens de carpas.
 A tatuagem de carpa mais comum é a laranja-ouro e sua interpretação está frequentemente vinculada à direção na qual o peixe está nadando. Existem inúmeros outros significados para tatuagens de carpas coloridas:
Carpas vermelhas simbolizam o amor, que expressa a força da natureza masculina.  A cor vermelha traz muita energia por isso agrega força as tatuagens contemporâneas.
Carpas pretas representam a superação, possivelmente com adversidade ou dor, de um grande problema.
Carpas azuis traduzem o masculino, mas também pode representar a reprodução.  Se estiver nadando pode representar a busca da superação de adversidades pessoais.  Se nadar para baixo, pode representar que um problema foi superado.
Carpa dragão simboliza superação de obstáculos, pois ela ameaçada foi capaz de se transformar em um dragão.  Ela superou a adversidade do rio para chegar ao seu destino e atingir o seu objetivo, uma das mensagens mais comum das tatuagens de carpas.  Esta tatuagem também pode simbolizam o desejo de encontrar um destino.  Os dragões denotam ferocidade, poder e mistério o que pode simbolizar o renascimento.
Carpa Yin e yang representa o equilíbrio e a crença de que todas as coisas estão ligadas.  Pode também representar o signo de Peixes.
Carpa com flores de Lótus são comumente retratadas em tatuagens.  Estas flores, apesar de crescem em águas barrentas, tornar-se belas e vistosas.  A flor de lótus é muitas vezes tatuada juntamente com o peixe e pode representar a pureza, a determinação ou o sucesso da mudança de vida.


Porém, segundo a globo.com a craque só fez esta tatuagem para apagar um antigo símbolo oriental.

terça-feira, 17 de junho de 2014

PEIXE É BOM PARA O CÉREBRO! SALMÃO, CAVALA, SARDINHA, TRUTA, CAMARÃO E MEXILHÕES PREVINEM O MAL DE ALZHEIMER, DIZEM CIENTISTAS


De acordo com especialistas uma dieta rica em peixe é fundamenta para manter a saúde do cérebro e prevenir o aparecimento de demência. O ácido graxo encontrado em peixes e frutos do mar aumenta a função de memória em até 15 por cento.
 Durante seis meses 176 adultos saudáveis receberam suplementos contendo DHA - um ácido graxo Omega-3 encontrado em alimentos como salmão, cavala, sardinha, truta, camarão e mexilhões. Foram avaliadas a memória e função cognitiva e comparados com um grupo de que recebeu medicação inerte.  O resultado do tratamento identificou melhorias significativas na memória, memória de trabalho e velocidade de memória, que estão entre as mais importantes funções do nosso cérebro.  Este foi um dos poucos estudos para investigar os efeitos do DHA na função cognitiva em adultos saudáveis.
 Os estudiosos acreditam que o DHA pode ser a chave para a prevenção da doença de Alzheimer, que é uma das formas mais comuns de demência, e se caracteriza por um declínio na capacidade mental, tais como a memória e raciocínio e muitas vezes associada com o aumento da idade.
  O corpo não pode efetivamente fazer este ácido graxo que devem ser consumidos como parte da dieta.  Os pesquisadores destacaram que como muitas pessoas não conseguem comer peixes e frutos do mar suficiente, o desempenho do cérebro é potencialmente comprometido.  Afirmam que uma dieta saudável deve incluir duas porções semanais de peixe e pelo menos uma deve ser de frutos do mar ricos em DHA como salmão, cavala, sardinha, truta, camarão e mexilhões.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

TATUAGEM DE PEIXE – SIGNIFICADO, IMPORTÂNCIA E SIMBOLISMO

O design de uma tatuagem necessita simbolizar algo importante na vida de uma pessoa através da arte expressa na pele.  Os peixes, especialmente o koi (carpa), carregam o simbolismo das culturas japonesa e chinesa e representam características positivas como a aspiração, a perseverança, o sucesso e especialmente a boa sorte. Outros significados para tatuagens peixes koi são o amor, a masculinidade, a bravura e heroísmo. 
Tatuagens de peixes são frequentemente acompanhadas de cenários; piscinas, córregos, ou águas agitadas o que pode significar enfrentamento de um desafio.  Se o peixe está nadando rio abaixo, pode significar que o desafio não foi superado.  Já a representação de cinco carpas douradas pode significar o aumento da riqueza ou boa sorte, pois o numero cinco é considerado um número de sorte no Oriente. 

domingo, 15 de junho de 2014

PESCA URBANA DE PRAIA: O SAUDAVEL ORKUT, FACEBOOK, TWITTER ANALÓGICO DO VERANISTA


 
A pesca na beira da praia está associada a benefícios que ultrapassam o simples ato de fisgar um peixe. A equipe do Sabor de Pesca conversou com diversos pescadores e colheu algumas impressões. Creio que a primeira vantagem é estar em contato com a natureza, muito ar puro, céu aberto e a presença de diversos tipos de animais nativos conduzem ao relaxamento. Porém, de acordo com os depoimentos, estes benefícios são bem mais amplos do que se pode imaginar:

 “Aqui na plataforma de pesca a gente vem para encontrar os amigos, peixe é detalhe”.

 “Eu venho pescar quase todos os dias, só assim tenho sossego, lá em casa sempre tem alguém me pedindo alguma coisa”.

 “Pescaria é boa enquanto tem caipira e cerveja, quando acaba a gente vai embora.”

 “Aqui meu cigarro não incomoda ninguém.”

 “ Pescar na praia é tudo de bom, ar puro, papo sem compromisso e gente bonita.”

 Acredito que as relações sociais são bastante significativas, uma vez que se discute o tipo de equipamento de pesca, o formato da isca, o tamanho do peixe com os desconhecidos pescadores visinhos ou ainda com os curiosos que circulam pela praia querendo saber quantos peixes tem na sua cesta. A possibilidade de encontrar amigos e conhecidos fica ampliada uma vez que o pescador está em uma área de grande circulação de pessoas. 
 
Acredito que as relações sociais são bastante significativas, uma vez que se discute o tipo de equipamento de pesca, o formato da isca, o tamanho do peixe com os desconhecidos pescadores visinhos ou ainda com os curiosos que circulam pela praia querendo saber quantos peixes tem na sua cesta. A possibilidade de encontrar amigos e conhecidos fica ampliada uma vez que o pescador está em uma área de grande circulação de pessoas.
Na rede social do pescador de praia, os perfis são verdadeiros, o custo de conexão é zero e todos circulam, navegam, nadam, relaxam e pescam em tempo real. Pratique! Mas use anzol sem farpa e solte o peixe, pois na praia, na maioria das vezes, só se pesca filhotes.  

sábado, 14 de junho de 2014

RECEITA BOILIES SABOR BANANA COM PÃO - MASSA FÁCIL, ISCA ECONOMICA E EFICIENTE



INGREDIENTES

500g farinha de rosca
250g de farinha de milho
100g de farinha de trigo
100 g de açúcar
 1 colher de sopa de sal
 2 bananas maduras
 6 ovos
 1 colher de chá de essência de banana. (opcional)

PREPARO
1)Bata os ovos, acrescente a essência e reserve.
2)Em uma tigela misture os demais ingredientes e vá acrescentando os ovos batidos e amassando a mistura até formar uma massa de consistência média.
3)Enrole os boilies em diversos diâmetros.
4)Em um litro de água fervente deixe cozinhar, até eles subam a superfície da água.
Diâmetro: 0,5 cm – tempo de cozimento: 3 minutos
Diâmetro: 1 cm – tempo de cozimento: 5 minutos
Diâmetro: 2 cm – tempo de cozimento: 9 minutos

5)Coloque em uma peneira para secar.

6)Após esfriar estarão prontos para serem usados.
Boa Pescaria!

segunda-feira, 2 de junho de 2014

ONDE ESTÃO OS PEIXES? A PESCA DE ARRASTO ESTÁ TRANSFORMANDO OS ECOSSISTEMAS MARINHOS EM DESERTOS


O uso de redes de arrasto é uma das técnicas mais difundidas no setor pesqueiro ao redor do mundo, porém, um novo estudo liderado por pesquisadores da Universidade Politécnica de Marche (Itália) concluiu que a prática representa uma ameaça enorme, e de longa duração, para o ecossistema do assoalho marinho em escala mundial.

 

Isto acontece porque as redes deste tipo de pesca, que geralmente busca espécies que vivem próximas ao fundo, como bacalhau, lula e camarão, são puxadas a uma velocidade que carrega praticamente tudo o que estiver na sua frente, não apenas matando espécies que não são alvo da pesca como destruindo o fundo marinho.

Segundo Pere Puig, pesquisador do Instituto de Ciências Marinhas, que participou do estudo, “o arrasto do equipamento no assoalho marinho levanta e remove partículas finas do sedimento, além colocar em suspensão organismos pequenos que vivem no sedimento e constituem a base da cadeia alimentar nestas profundidades”.
O estudo, publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences - PNAS, comparou uma área sem a prática do arrasto e outra onde as redes são utilizadas.
Os pesquisadores mostram que, em áreas cronicamente utilizadas para o arrasto ao longo do talude continental - porção do fundo marinho com declive muito pronunciado que fica entre a plataforma e a margem continental – perda significativa de matéria orgânica (até 52%) e de biodiversidade (50%).
Eles estimam que o carbono orgânico removido diariamente pela pesca de arrasto na região representa entre 60% e 100% do fluxo de entrada. Tal impacto está causando a degradação de habitats sedimentares em grandes profundidades e a depauperação da fauna, conclui o estudo.
“O arrasto intensivo e crônico do fundo deve transformar grandes porções do talude continental profundo em desertos de fauna e paisagens marinhas altamente degradadas”, alertam os pesquisadores.
“Estas conclusões apoiam a demanda por ações imediatas para uma gestão sustentável da pesca em ambientes profundos”, ressaltam.
A prática da pesca de arrasto se tornou altamente utilizada no final do século 19 e atualmente, com a depauperação dos estoques pesqueiros na costa, se expande, abrangendo cada vez áreas mais profundas do oceano.
Imagem: NOAA, Wikimedia Commons, Greenpease, Sergio Bava
Fonte: Instituto Carbono Brasil - Autor: Fernanda B. Müller