sexta-feira, 15 de junho de 2012

COMO ESCOLHER A LINHA DE PESCA? MONOFILAMENTO, MULTIFILAMANTO, NANOFILAMENTO E FUORCARBONO

A primeira coisa a estabelecer é o tamanho do peixe que você pode pegar. Você precisa ser racional e definir a resistência, a flexibilidade, a capacidade, a sensibilidade, a refração da luz, da linha que vai usar. São muitas as variáveis logo a escolha é muito pessoal. Ela também precisa atender as especificações de cada tipo de equipamento.
Linhas monofilamento são as mais comuns, muito fortes e flexíveis compostas de um único fio. Podem ser leve, extra fina, ou extra resistente e quanto mais qualidades são agregadas, mais o preço sobe e pode variar significativamente conforme o de fabricante.
Linhas microfilamento - são compostas por uma linha monofilamento central e por camadas fundidas em conjunto e cobertas com uma fina resina. Esta linha é fina, leve e propicia bons arremessos, Como ponto negativo, ela é difícil de cortar e, sua visibilidade pode ser um problema em águas limpas.



 Linhas multifilamento são finas, fortes e compostas por filamentos entrelaçados de fibras sintéticas e de nylon. Podem pesar no bolso, mas vale a pena. Necessitam de nós especiais para ficarem devidamente amarradas. 



Linha fluorcarbono: Composta por polímero de flúor ligado a microfibra de carbono. Ela também é muito forte, e tem uma vantagem exclusiva, pois quando afunda é quase invisível e não reflete a luz do sol.

 

Linhas nanofilamento trata-se de uma nova tecnologia onde a composição da linha não é mono nem multifilamento. Trata-se de um gel de polietileno em fios muito finos entrelaçados que torna a linha lisa e suave ao tato o que gera um baixo atrito e amplia a sensibilidade. É inelástica logo não tem memória e propicia longos arremessos.




Linhas coloridas- Pense nelas como uma camuflagem. Em água barrenta uso marrom. Linha verde em áreas com muita vegetação uso. Em água azul linha azul. Muito simples.



As linhas de pesca estão diretamente ligadas as novas tecnologias logo elas estão em constante mudança. Basta olhar nas lojas de pesca linhas cada vez mais finas e mais resistentes.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que a linha sufix para fundos rochosos é a elite pois é mais rígida e uso como líder nestes casos. A strong é muito parecida só que mais elástica.

      Excluir