sábado, 30 de junho de 2012

PEIXES ESPORTIVOS: – A INFLUÊNCIA DAS MARÉS NA PESCA DOS ROBALOS PEVA E FLEXA

O robalo se torna mais ativo quando a maré está em movimento, ele sai em busca de alimento. Fica mais ativo no início da vazante, mas oferece bons ataques durante a maré lenta do resto do dia. Se a maré está parada ele dificilmente sairá do abrigo, quando a maré está ativa ele também se torna mais ativo. As melhores luas: minguante e a crescente.
Por esse motivo, pescar em locais onde existam movimentos mais intensos das águas, costuma ser muito mais produtivo. Na maré morta, que ocorre durante a mudança de lua crescente ou minguante, o nível da água não se altera, logo os robalos tendem a ficar inativos.
Veja também: clique nos links abaixo:
ISCAS EFICIÊNTES - TÉCNICAS E DICAS - A INFLUÊNCIA DAS MARÉS - ONDE PESCAR ROBALOS - COMO IDENTIFICAR AS ESPÉCIES

sexta-feira, 29 de junho de 2012

PEIXES ESPORTIVOS: ONDE PESCAR ROBALOS PEVA E FLEXA – ONDE VIVEM?

Ambas as espécies habitam águas salgadas e salobras da costa brasileira.  O peva pode ser encontrado em toda a costa brasileira já o flecha do Amapá até o rio Mampituba na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul. Preferem as águas quentes. No mar vivem onde terminam as pedras e começa a areia, junto aos costões abrigados do mar aberto e em recifes ou lajes nas faces voltadas para as praias. Também vivem em águas interiores como mangues, ao longo de rios que deságuam no mar e suas lagoas e canais marginais, onde procura suas presas junto a pedras, troncos, pilares de pontes, estruturas e galhadas.
Veja também: clique nos links abaixo:
ISCAS EFICIÊNTES - TÉCNICAS E DICAS - A INFLUÊNCIA DAS MARÉS - ONDE PESCAR ROBALOS - COMO IDENTIFICAR AS ESPÉCIES

quinta-feira, 28 de junho de 2012

MASSA RÁPIDA PARA LAMBARIS E OUTROS PEQUENOS PEIXES


Pegue 150 gramas de miolo de pão adicione 2 colheres(sopa) de margarina ou requeijão, amasse bem e boa pescaria.





PEIXES ESPORTIVOS: ROBALOS – COMO IDENTIFICAR AS DIFERENÇAS ENTRE PEVA E FLEXA

Sua pesca exige muita técnica: iscas selecionadas, arremessos precisos, observação e conhecimento do comportamento e equipamento equilibrado.  
Características Gerais: cor prata-acinzentada; ventre esbranquiçado; listra preta da cabeça ao rabo; corpo alongado; dentes pequenos serrilhados.

Espécies: As duas espécies mais comuns que encontramos no Brasil são:
Robalo Flecha – (Commun snook) - Centropomus undecimales - atinge mais de um metro de e mais de 20 kg , possui nadadeiras mais amarelas e a linha lateral mais escura, é mais esguio e tem a cabeça mais pontuda . Sua nadadeira anal tem o 2º espinho menor que o 3º espinho. É mais agressivo, logo a isca deve ser trabalhada com mais intensidade e velocidade.

Robalo Peva (Fat snook) - Centropomus enciferus - atinge 55 cm e até 6 kg de peso, tem o corpo mais alto e curto, as nadadeiras são acinzentadas, a coloração é chumbo esverdeado no dorso e as laterais prateadas. Sua nadadeira anal tem o 3º espinho menor que o 2º espinho  É bem mais manhoso pois exige um trabalho de isca mais lento mais espaçado.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

DICA DE BELEZA: COMO LIMPAR PEIXE E MANTER SEU PERFUME NATURAL


Escolhendo o peixe: Pesque o seu peixe, só assim você terá certeza que ele é fresco. Caso tenha que compra-lo use os serviços da peixaria, mas antes observe: o peixe deve ter olhos brilhantes, guelras bem vermelhas, textura firme  e cheiro de mar.  Lembre-se peixe fresco não tem cheiro de peixe.
Limpando peixe: Retire as nadadeiras, segure pelo rabo e passe as costas da faca pelo corpo em direção à cabeça, para tirar as escamas. Retire as guelras do peixe com uma faca afiada, abra a barriga do peixe e tire as vísceras. Lave bem a parte interna, se a espécie escolhida tiver uma membrana escura junto à carne retire-a completamente.

Filetando o peixe: passe uma faca bem afiada entre o espinhaço e a carne. Comece pelo dorso e corte até o rabo. Apalpe os filés, verifique se sobraram espinhas e retire-as com uma pinça.
Tirando a pele: Segure pelo rabo e passe a faca inclinada para a pele, em direção à cabeça.

Retirando o cheiro de peixe das mãos: lave as mãos com detergente e muita água. Passe vinagre e enxague. Avalie!  Esfregue limão (não vá para o sol) e enxague. Avalie!  Friccione borra de café e enxague. Pronto! Basta passar um hidratante perfumado.

terça-feira, 26 de junho de 2012

DICAS BÁSICAS: PEIXE ESTRAGADO – NÃO COMPRE – COMO ESCOLHAR PEIXE FRESO?

Verifique atentamente e só compre:
- se o corpo do peixe está brilhante com uma pigmentação originalmente fresca;
- se os olhos estão côncavos
- se a pupila esta escura e reluzente com a córnea transparente
-se as guelras estão vermelhas, sem muco e com cheiro de mar;

segunda-feira, 25 de junho de 2012

DESCARTE DA LINHA DE PESCA – PESCADOR ECOLOGICAMENTE CORRETO

As linhas de pesca tem vida útil, especialmente as monofilamento  devido a sua memória, isto é, ela toma o formato do carretel.  É importante descarta-las adequadamente, pois elas podem causar danos à natureza, asfixiando peixes, aves e repteis. Assim nunca deixe restos de linha na água ou próximo a ela, pois seu tempo de decomposição é de 600 a 800 anos.  Recicle!

domingo, 24 de junho de 2012

COMO DESSALGAR BACALHAU - Dica do Fishing Chef Sergio Bava

OPÇÃO TRADICIONAL: Lave o peixe em água corrente para retirar a crosta de sal. Coloque o bacalhau cortado em postas dentro de uma bacia com água. Troque a água 3 vezes de uma em uma horas. Após a última troca coloque na geladeira até o dia seguinte. Retire do gelo, troque a água mais duas vezes. Prove para não dessalgar  demais (quanto mais grosso mais tempo pode levar),  se necessário repita a operação.


OPÇÃO RÁPIDA: Lave o bacalhau para retirar o excesso de sal corte em pedações e coloque por 20 minutos em uma panela com água fervente por 20 minutos. Troque a água da panela e repita a operação mais uma vez. Prove e se necessário repita o processo por Mais 10 minutos.

OPÇÃO PRÁTICA: Compre o bacalhau dessalgado congelado.

sábado, 23 de junho de 2012

PEIXE MACIO, SEQUINHO, CROCANTE E SAUDAVEL – Dica do Fishing Chef Sergio Bava


Pesque seu peixe, retire os filés. Para prepara-los, mantendo seu sabor e adicionando volume aos filés cozinhe-os primeiramente no vapor.  Se preferir cozinhar o peixe inteiro você poderá retirar o espinhaço inteiro após o cozimento, muito facilmente. Após este procedimento adicione tempero a gosto, empane os pedaços com sua farinha predileta e asse no forno.

Veja também:
PEIXE FRITO: QUE TIPO DE FARINHA USAR

MASSA DE PESCA PARA TILÁPIAS - NUA E CRUA

Ingredientes: ½ Kg de ração para peixe moída; 100g de açúcar cristal; 2 envelopes de pó de suco de maracujá 100g de farinha de mandioca; 2 paçocas; algodão comum.
Modo de Preparo: Misture todos os ingredientes num recipiente; Acrescente água do local de pesca até dar liga. Estique a massa como se fosse uma pizza, espalhe algodão por cima como se fosse o recheio e enrole como um rocambole, isso vai ajudar a manter a massa no anzol.
Dica: se for feita com dois dias de antecedência e ficar fora da geladeira será mais atrativa.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

MASSA DE PESCA PARA CARPA CABEÇA-GRANDE


Ingredientes: 1 kg de farinha de mandioca crua, 1 kg de fubá, 500 g de ração de peixe moida, 100 g de açucar, sete paçocas .
Modo de preparo: Misture bem todos estes ingredientes e acrescente água gradativamante até a massa ficar esfarelada. Use preferencialmente a água do açude.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

MASSA PARA PESCA DE CARPAS - DELICIOSA!

Misture: 1Kg de farinha de milho grossa 1kg de farinha de mandioca, 1kg farinha de rosca, 1kg de batatas doce cozidas, 1/2kg de coco ralado ½ kg de açúcar e 1 pacotinho de açúcar de baunilha.
Coloque a mistura na geladeira por pelo menos dois dias para fermentar e estimular o sabor
Quando for usar misture com água do local onde você vai pescar
Faça bolas do tamanho de sua necessidade e boa pescaria.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

MASSA DE PESCA BOA PARA PACU DE PESQUEIRO

Misture em um recipiente 500g de farinha de trigo, 3 ovos, 50g de queijo parmesão ralado e 3 colheres de sopa de azeite até formar uma massa consistente;
Faça bolinhas pequenas de um a dois cm de diâmetro;
Ferva um litro de água misturada com um pacotinho de suco de maracujá em pó; Cozinhe as bolinhas até começarem a boiar;
Retire e deixe secar;
Polvilhe com farinha.



PARA VER OUTROS TIPOS DE MASSA DE PESCA: Click no link
 

terça-feira, 19 de junho de 2012

MASSA DE PESCA PARA PIAPARAS


Em uma vasilha coloque: ½ KG DE FARINHA de trigo; 1 copo de fubá; 100g de queijo ralado; 3 colheres(sopa) de açúcar
Misture tudo e adicione água até dar liga(até não grudar nas mãos). Faça pequenas bolinhas (ervilhas);
Ferva um litro de água, acrescente um cubo de caldo de galinha e cozinhe as bolinhas até que elas bóiem;
Retire, deixe esfriar e polvilhe com farinha de milho para não grudarem.

Dica: Geralmente pega a isca com suavidade na boca antes de correr. Se o pescador se precipitar, vai perdê-la.

PARA VER OUTROS TIPOS DE MASSA DE PESCA: Click no link

segunda-feira, 18 de junho de 2012

MASSA DE PESCA EFICIÊNTE PARA MATRINXÃ


  1. Misture em uma vasilha 200g de farinha de mandioca crua, 200g de ração de peixe triturada, 50g de queijo ralado, 2 copos  cachaça e um pacotinho de suco de maracujá em pó.
  2. Enrole bolinhas de 1 centímetro de diâmetro;
  3. Mergulhe as bolinhas em água fervendo por dois minutos;
  4. Retire, deixe esfriar, adicione farinha para não grudarem,
  5. Dura até 4 dias na geladeira
  6. Se for preparar na beira do açude/rio para ser usado na hora,o processo de fervura pode ser dispensado;

Dica: Os ataques dos matrinxãs geralmente são rápidos, o que requer muito reflexo do pescador, além de anzóis menores 2/0.

PARA VER OUTROS TIPOS DE MASSA DE PESCA: Click no link

domingo, 17 de junho de 2012

MASSA PARA PACÚ E OUTROS REDONDOS – MARACUJÁ


Retire a polpa de 3 maracujás e bata no liquidificador com um copo de suco concentrado de maracujá ou um saquinhos de suco de maracujá em pó diluído em um copo de água;
Acrescente 3 gotas de essência de baunilha ou mel;
Coe e coloque em uma bacia;
Adicione farinha de mandioca ou de milho até formar uma massa consistente (até não grudar nas mãos);
Faça bolinhas com dois centímetros de diâmetro;
Ferva um litro de água misturada com um pacotinho de suco de maracujá em pó ou meio copo de suco concentrado;
Cozinhe as bolinhas até começarem a boiar;
Retire e deixe esfriar.
Polvilhe com farinha para não grudarem.

PARA VER OUTROS TIPOS DE MASSA DE PESCA: Click no link

sexta-feira, 15 de junho de 2012

COMO ESCOLHER A LINHA DE PESCA? MONOFILAMENTO, MULTIFILAMANTO, NANOFILAMENTO E FUORCARBONO

A primeira coisa a estabelecer é o tamanho do peixe que você pode pegar. Você precisa ser racional e definir a resistência, a flexibilidade, a capacidade, a sensibilidade, a refração da luz, da linha que vai usar. São muitas as variáveis logo a escolha é muito pessoal. Ela também precisa atender as especificações de cada tipo de equipamento.
Linhas monofilamento são as mais comuns, muito fortes e flexíveis compostas de um único fio. Podem ser leve, extra fina, ou extra resistente e quanto mais qualidades são agregadas, mais o preço sobe e pode variar significativamente conforme o de fabricante.
Linhas microfilamento - são compostas por uma linha monofilamento central e por camadas fundidas em conjunto e cobertas com uma fina resina. Esta linha é fina, leve e propicia bons arremessos, Como ponto negativo, ela é difícil de cortar e, sua visibilidade pode ser um problema em águas limpas.



 Linhas multifilamento são finas, fortes e compostas por filamentos entrelaçados de fibras sintéticas e de nylon. Podem pesar no bolso, mas vale a pena. Necessitam de nós especiais para ficarem devidamente amarradas. 



Linha fluorcarbono: Composta por polímero de flúor ligado a microfibra de carbono. Ela também é muito forte, e tem uma vantagem exclusiva, pois quando afunda é quase invisível e não reflete a luz do sol.

 

Linhas nanofilamento trata-se de uma nova tecnologia onde a composição da linha não é mono nem multifilamento. Trata-se de um gel de polietileno em fios muito finos entrelaçados que torna a linha lisa e suave ao tato o que gera um baixo atrito e amplia a sensibilidade. É inelástica logo não tem memória e propicia longos arremessos.




Linhas coloridas- Pense nelas como uma camuflagem. Em água barrenta uso marrom. Linha verde em áreas com muita vegetação uso. Em água azul linha azul. Muito simples.



As linhas de pesca estão diretamente ligadas as novas tecnologias logo elas estão em constante mudança. Basta olhar nas lojas de pesca linhas cada vez mais finas e mais resistentes.

terça-feira, 12 de junho de 2012

TIPOS DE BOIA DE PESCA: ARREMESSO, CEVADEIRA, LUMINOSA, LAMBARI

OBJETIVO: servem para mostrar quando o peixe está atacando nossa isca e também para estabelecer a profundidade que queremos pescar de acordo com a distância entre a boia e o anzol. Por exemplo, se formos pescar traíras uns 40 cm, se dourados uns 30 cm.
O mercado nos oferece diversos tipos, cores e tamanhos de boias:
- Boia cevadeira apresentam um compartimento que onde é colocada ração ou quirela. Ao tocar na água, a boia afunda e libera a ração presa pela tampa. Os peixes são atraídos pela ceva e acabam chegando ao anzol.
- Boia luminosa contém em seu interior um contato de metal, uma pilha e uma lâmpada. Facilita a visualização e atrai algumas espécies de peixes.
- Boia de arremesso  é apresentada em diversas cores e tamanhos, alguns modelos apresentam um peso interno para facilitar o arremesso . Quando o anzol está com a isca ela fica na vertical, já quando a isca é devorada por um peixe esperto ela fica na horizontal ( isto só vai funcionar quando se o peso da isca estiver adequado a boia.
- Boia lambari – são as mais utilizadas normalmente apresenta duas cores, são de isopor e tem a forma cônica como um pião ou pera. Particularmente prefiro as de cores luminosas na parte superior, mas pinto a parte de baixo com tinta óleo de cor escura.

domingo, 10 de junho de 2012

segunda-feira, 4 de junho de 2012

sexta-feira, 1 de junho de 2012

DICA DE PESCA: O ESTILO DO CORPO DAS ISCAS ARTIFICIAIS: MINNOW, SHAD, FLAT, ODD-BALL

Crankbaits are available in a variety of body styles, each representing a certain style of baitfish, which in turn caters to certain species of fish.Cada estilos de corpo destina-se a representar uma espécie de peixe. Os dois mais comuns são "minnow" e "shad".
Corpo Minnow tem forma longa e fina. Representa uma espécie de peixes norte americana que chega a 12 cm adulto, equivalente ao nosso lambari que serve de alimento a maioria dos predadores.This crankbait is long and thin in shape, offering a wider wobble than the standard shad style. Este corpo gera uma vibração muito eficiente.
Corpo Shad tem a cabeça grande, barriga arredondada e cauda afinada, correspondente ao nosso cara. É mais curtos do que a isca minnow, poréme gera um maior impacto ao nadar.. 
 
Corpo Odd-Ball: Conjunto formado por anzol e jig. Imita diversas presas como minhocas, camarões e lagartas, além de permitir diversos tipos de montagem.
 
Corpo Flat é achatado..Trata-se de uma Isca de fundo, que não possui barbela e necessita ser bem equilibrada. A do tipo “Rattle" desce a 30 cm por segundo assim o pescador pode definir qual a profundidade da isca antes de começar a recolher a linha. Possui chocalho interno que gera mais vibrações, além do ponto de fixação no alto da cabeça que reduz enrosco. Pode ter a forma de shad ou minnow só que achatada.