terça-feira, 21 de maio de 2013

RECEITA FÁCIL: FILÉ DE TRUTA FRITO COM CHAMPIGNON E GORGONZOLA

Para os amantes de uma boa fritura apresento mais uma receita fácil.  Tempere a truta a seu gosto, deixe escorrer passe levemente na farinha de trigo e depois na farinha de rosca. Em uma frigideira antiaderente coloque um fio de óleo deixe fritar até dourar virando pelo menos uma vez.  Sirva com pedaços de limão acompanhado de champignons recheados com queijo gorgonzola.  

segunda-feira, 20 de maio de 2013

RECEITA ULTRA RÁPIDA: TRUTA GRELHADA



Pegue uma truta com cerca de 600 gramas, dê três corte transversais de cada lado e tempere, por dentro e por fora, com suco de limão ou vinho branco seco, sal, orégano e fios de óleo de oliva. Unte o grill levemente e grelhe a truta aberta por cerca de 6 minutos de cada lado, dependendo do tamanho do peixe. Decore com fatias de limão, folhas de hortelã e tomates.


domingo, 19 de maio de 2013

RECEITA RÁPIDA: TRUTA ASSADA NO FORNO


COMO: Pesque uma truta e asse inteira (fechada ou aberta)
TEMPERATURA DO FORNO: médio
ONDE: forma ou travessa untada
TEMPERO: suco de limão ou vinho branco seco, sal, orégano e fios de óleo de oliva ou pedaços de manteiga.
COMPLEMENTOS: rodelas de cebola e ou alcaparras.
TEMPO: cerca de 30 minutos.

sábado, 18 de maio de 2013

PEIXE ASSADO NO PAPEL ALUMINIO NO FORNO OU NA BRASA


Em uma folha de papel alumínio faça uma cama com rodelas de cebola, batatas e alho poró e deite o peixe já temperado sobre ela. Feche o papel e asse por cerca de 50 minutos no forno. Na brasa não se esqueça de virar e ficar atento ao calor do fogo.   
TEMPERO: suco de limão ou vinho branco seco, sal, orégano e fios de óleo de oliva ou pedaços de manteiga. Complemento: alcaparras.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

DICA: COMO SERVIR TRUTA DEFUMADA - SABOR E REQUINTE


Aparentemente não muito sedutora, a truta defumada encanta seus apreciadores. De sabor marcante pode ser considerada bastante flexível quanto à utilização na culinária. Apresento a seguir algumas opções de como servi-la:

1) Aqueça ligeiramente o peixe no forno ou micro-ondas. Retire o couro, as nadadeiras e as espinhas. Sirva com molho de alcaparras, pão integral e creme de ricota.
2) Misture na salada de batatas:  aqueça ligeiramente o peixe no forno ou micro-ondas. Retire o couro, as nadadeiras e as espinhas. Pique em pedaços pequenos e misture a maionese.
3) Aqueça ligeiramente. Retire o couro, as nadadeiras e as espinhas e sirva com batatas cozidas ou assadas. Cubra com Catupiry ou requeijão e leve ao forno até dourar.



 

4) Pasta de truta: Aqueça ligeiramente. Retire o couro e as espinhas. Amasse, misture com maionese, ovos cozidos e ervas de provence. Sirva com torradas ou biscoitos integrais.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

RECEITA SAUDÁVEL, SABOROSA E RÁPIDA - TRUTA NO VAPOR



Em uma panela para cozinhar no vapor coloque as trutas previamente temperadas com sal, limão pimenta do reino, uma cebola média em rodelas, folhas frescas de manjericão, um alho poró e adobo. Deixe ferver por cerca de 15 minutos até que o peixe esteja cozido. Sirva acompanhado de legumes cozidos e um bom azeite de oliva com manjericão.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

DICAS: COMO COZINHAR TRUTAS. LEIA ANTES DE PREPARAR SUA RECEITA DE PEIXE


1) Fique atendo pois a carne da truta  é delicada e cozinha rapidamente.
 
2) Antes de prepara-la é necessário retirar o muco que recobre a pele do peixe, para isso lave com o lado grosso da esponja, limão e água corrente. 
3) Para que sua carne se mantenha tenra, quando você estiver grelhando ou assando é indispensável o suco de meio limão e um fio de óleo de oliva.
 
4) Na hora de  temperar de preferencia a ingrediente e especialmente temperos frescos. Não exagere para não comprometer o sabor natural do peixe.
 
5) Para verificar se o peixe está cozido, espete um palito e observe se penetrou suavemente ou simplesmente espete com um garfo, ou ainda puxe uma nadadeira, se ela se soltar facilmente, está pronto para servir.

sábado, 11 de maio de 2013

PEIXES: GOSTO DE BARRO: CARPAS, TILÁPIAS, BAGRES... QUALIDADE DA ÁGUA x SABOR DA CARNE

A qualidade da água em que o peixe é criado está diretamente ligada ao sabor da carne de diversas espécies. O peixe será saboroso quando criado em nascentes, rios não poluídos ou açudes bem equilibrados.
Na criação de peixes e também nos pesqueiros, a oxigenação da água associada à adubação orgânica do açude deve gerar o plâncton que vai alimentar os peixes, porém, quando essa associação não estiver bem equilibrada, devido à falta de aeração ou excesso de matéria orgânica, teremos a proliferação das algas e a conseqüente falta de oxigênio para os peixes. Isto ocorre, pois o plâncton que de dia respira gás carbônico e expira oxigênio faz o inverso a noite retirando o oxigênio da água. Assim se você chegar a um lugar para pescar e observar que os peixes estão na superfície tentando “abocanhar” o ar na lâmina de água, pode ter certeza de que eles não estão caçando insetos mas sim carentes de oxigênio. Logo é muito provável que seu sabor pode estar comprometido.
 O Plâncton possui algumas espécies de algas que quando decompostas por bactérias geram um composto que ao ser consumido pelos peixes,dão a sua carne um sabor desagradável. Na minha opinião, os peixes mais sensíveis a este composto são:
1º Carpa Húngara
2º Carpa Capim
3º Carpa Cabeça Grande
4º Tilápias
5º Bagres

domingo, 5 de maio de 2013

RECEITA DE TRUTAS FRESCAS – PEIXES DO NINHO DA CORUJA RENDEM DELICIOSO ASSADO

Para coroar uma bela pescaria, nada melhor do que preparar um majestoso prato com alguns dos peixes fisgados. Estes, com certeza, você sabe a procedência e que realmente são frescos. A nossa pesca de truta no Ninho da Coruja em Canela-RS, rendeu bons exemplares que foram preparados no mesmo dia em que foram fisgados.

Optei por uma receita rápida e prática e decidi assá-las no forno com limão, pimenta do reino, sal, orégano, adobo, gotas de lemonoil e algumas poucas alcaparras. Ficou delicioso! Até quem disse que não queria, acabou não resistindo. Dá só uma olhada!



sexta-feira, 3 de maio de 2013

FRIED FISH: what kind of flour to use - cassava, wheat or thread


FISH: just fry steaks, put not too thick and small fish. If fish is frozen, thaw completely and pat dry with paper towels.
SHAPE: Use medium heat and high depending on the size of your skillet with about ½ inch of oil.
TIME: fry for 7-10 minutes according to the thickness of the fish, turning halfway through cooking
TYPE OF FLOUR:
· WHEAT: ideal for small fish. Pass the fish in flour and soon after put it in a sieve and shake well to remove excess farina.
· THREAD: indicated for the breaded fillets it first passes the fish in beaten eggs and soon after in breadcrumbs. It is also recommended to coat, ie, have a thicker cover, you just prior to use eggs and breadcrumbs, the fish pass in flour removing excess with a sieve.
  CASSAVA: used to supplement the use of wheat flour to make the slices crispier. (the fine flour, typical of northeastern Brazil, can be used directly)
· Cornmeal OR CORN FLAKES: consider a secondary option for frying fish.
SEASONED FLOUR: a practical and rapid mixing is 30% wheat flour and 70% of breadcrumbs, add salt, pepper and chopped basil or oregano to taste.
SUGGESTION: SAUCE OF ADDITIONAL: blackberry jam, ricotta cream and vinaigrette.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

PESCA DA TRUTA 2013: NINHO DA CORUJA EM CANELA É UMA BOA OPÇÃO PARA PESCAR E SABOREAR BEM FRESQUINHA


O frio ainda não chegou, mas já estamos na estrada atrás das trutas. No último fim de semana optamos pelo Spa de pesca Ninho da Coruja em Canela, onde belas trutas, com cerca de 650 gramas estavam muito ativas especialmente no início da manhã. O sol brilhou cedo e vários exemplares foram fisgados com moscas e spinners, e saboreados, ainda frescos, durante o almoço servido no local. Vale a pena conferir.
O dia estava lindo e favoreceu fisgar alguns blacks e traíras.


E ainda fazer algumas fotos.