quinta-feira, 27 de março de 2014

LIBERADA PESCA DO DOURADO NO ESTADO DO PARANÁ APENAS PARA PESCADORES PROFISSIONAIS – VEJA AS REGRAS


O presidente do  Instituto Ambiental do Paraná, Tarcisso Mossato Pinto publicou uma nota no site no dia 28/02/2014 referindo-se à Portaria 211/2012, que restringe por três anos a pesca (exceto amadora) o transporte e a comercialização de seis espécies de peixe no Estado. O documento é válido somente para os rios de jurisdição do Paraná, ou seja, não é válido para os rios federais como o Paraná, Paranapanema e Iguaçu.”
Para o presidente do IAP, os pescadores profissionais têm ciência da importância desse período porque lidam com a atividade durante todo o ano, mas é importante agir em conjunto para a orientação aos pescadores amadores. “É preciso que todos que gostam de pescar entendam que a atividade deve ser praticada com moderação e respeito para que as normas sejam respeitadas e os estoques pesqueiros sejam mantidos até a próxima piracema. Ainda mais nessa época, quando abre a temporada de pesca”, diz.
“A pesca do dourado e outras espécies de alto valor fazem parte da lista de animais que estava proibida e é fonte de renda de vários pescadores do município de Guaíra e região, que ficaram prejudicados durante todo esse tempo com esta proibição”, explica a coordenadora de Fomento da Aquicultura e da Pesca de Guairá.  Porém, os pescadores que capturaram os animais devem por obrigação comprovar que são pescadores profissionais e registrar o peixe constando a quantidade capturada.
Para os pescadores amadores, considerados “de fim de semana”, a pesca está liberada somente na modalidade “pesque e solte” para os peixes que antes estavam proibidos em conformidade com a portaria 211/2012 do IAP, explica .
A pesca amadora é permitida nas bacias com linha de mão, caniço simples e vara com molinetes ou carretilha. Também continua liberado o uso de iscas naturais e artificiais, sendo vedada a utilização de iscas à base de organismos vivos não nativos dessas bacias. Cada pescador pode utilizar três equipamentos para a captura dos animais. A pesca de espécies consideradas exóticas, ou seja, que não são nativas da região, está liberada.
Pescadores flagrados em atividade e em desacordo com as restrições impostas pelo IAP e Ibama serão enquadrados na lei de crimes ambientais. Os infratores podem receber multas com valor a partir de R$ 700 por pescador, mais R$ 20 por quilo de peixe pescado. Além disso, os materiais de pesca como varas, redes e embarcações, podem ser apreendidos pelos fiscais.
Fonte: Portal Guaíra

sexta-feira, 21 de março de 2014

O CHEF BRASILEIRO THIAGO CASTANHO PARTICIPA DO FESTIVAL PEIXE EM LISBOA EM ABRIL DE 2014

A 7ª edição do Peixe em Lisboa, um dos maiores eventos de gastronomia da Europa, será realizado de 03 a 13 de abril, e terá a presença especial do chefe de cozinha brasileiro Thiago Castanho, dos restaurantes Remanso do Peixe e Remanso do Bosque, de Belém do Pará. 
As pessoas que visitarem o evento, no Pátio da Galé, localizado no Terreiro do Paço, poderão saborear parte da grande variedade de peixes e mariscos da costa portuguesa, além de participarem de diversas iniciativas que envolvem restaurantes, chefes de cozinha, aulas culinárias e mercado gourmet
A programação inclui diversos "show cookings, entre eles o chef Thiago Castanho, no dia 04 de abril, em um Auditório, equipado com cozinha de demonstração e plateia para mais de 500 espectadores.

quinta-feira, 20 de março de 2014

RECEITA DE PEIXE GOSTOSA E BARATA PARA QUARESMA: PESCADA AO MOLHO DE VINHO BRANCO

Ingredientes
  • 1 kg de filés de pescada
  • 2 colher (sopa) de suco de limão
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 xícara (chá) de vinho branco seco
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 1 colher (sopa) de salsa picada
  • 1 colher (sopa) de coentro picado

Modo de preparo

  • Tempere os filés com o suco de limão, sal e a pimenta.
  • Reserve por pelo menos uma hora
  • Coloque os filés em um refratário e regue com metade do vinho.
  • Leve ao forno alto, preaquecido, por 15 minutos ou até que a carne do peixe esteja cozida.
  • Retire do forno, escorra através de uma peneira o líquido que se formou do recipiente e reserve em uma tigela.
  • Reserve os filés no forno desligado.
  • Derreta a manteiga em uma panela, em fogo médio, acrescente a farinha de trigo e cozinhe, mexendo até que doure.
  • Acrescente o caldo da tigela, o vinho restante e o creme de leite.
  • Reduza, mexendo até engrossar.
  • Misture o coentro, a salsa.
  • Regue os filés com a mistura e coloque no forno médio até dourar. 

quarta-feira, 19 de março de 2014

NEGÓCIO: CRIAÇÃO DE PEIXES CRESCE NA REGIÃO NOROESTE DE SÃO PAULO

O Noroeste Paulista é uma região composta por 154 municípios que ocupam uma área correspondente a 20% da área total do Estado de São Paulo, fazendo fronteira com os estados de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
A região é apontada por pesquisadores como a maior aquicultura continental no Estado de São Paulo, com uma produção estimada em 42 mil toneladas ao ano. As principais pisciculturas são desenvolvidas nos reservatórios de Ilha Solteira e Jupiá, ambos no rio Paraná, e Três Irmãos, Nova Avanhandava e Promissão, estes três no rio Tietê.

 A doutora em aquicultura Daniela Castellani, que atua como pesquisadora científica da Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), estima que 95% da produção regional de pescado visa abastecer o mercado interno, diferentemente do foco nas exportações quando a atividade foi iniciada em Buritama e Santo Antônio do Aracanguá, no ano 2000.

Daniela investigou junto aos criadores e fabricantes de ração para ter um panorama da piscicultura regional, pois os dados disponibilizados pelo MMA (Ministério da Pesca e Aquicultura) focam na produção do País e dos Estados. Conforme ela, foram contabilizadas pelo menos sete associações, três laboratórios de produção de alevinos, três frigoríficos, duas fábricas de ração e um curtume. Outro fator que chama a atenção do setor são as seis mil toneladas de ração produzidas ao mês. Ela destacou como o carro-chefe regional a tilápia criada em tanques-rede. "Com seu sabor e ausência de espinhos, a tilápia tem boa aceitação do consumidor", disse, lembrando que também há criadores de pacu, tambacu (híbrido entre tambaqui e pacu-caranha)  e patinga (híbrido do pacu com a pirapitinga), estes últimos geralmente em viveiros escavados.

O grande desafio é a produção sustentável, pois, a segundo a técnica: "Ainda são necessários  estudos ambientais com foco na conservação do solo, recuperação da mata ciliar dos reservatórios e destino adequado para os exemplares que eventualmente morrem na atividade. Acho que a piscicultura já caminha nesse sentido."

A região apresenta grande potencial para a expansão da aquicultura, considerando os mais de quatro mil quilômetros quadrados de áreas alagadas para os empreendimentos hidrelétricos. Os destaques ficam para os reservatórios de Ilha Solteira, com 1.195 quilômetros quadrados; Três Irmãos, com 785 quilômetros quadrados; e Promissão, com 530 quilômetros quadrados.

Fonte: Folha

terça-feira, 18 de março de 2014

RECEITA DE GAROUPA, CHERNE, MERO, MARELAÇO, GALINHA-DO-MAR OU PIRACUCA NO FORNO AO CREME DE LEITE

Ingredientes
1 kg de filé de peixe
2 cabeças de alho picadas
4 bananas da terra
500g de creme de leite fresco
 sal a gosto
pimenta do reino a gosto
azeite a gosto
molho shoyu a gosto
100g de queijo

Preparo:
Peixe:
Em uma frigideira, sele o peixe em azeite.
Depois de selar, coloque o peixe em um refratário.
Frite as bananas em azeite, na frigideira
Coloque as bananas no refratário, em volta do peixe.
Leve o refratário ao forno médio por 20 minutos.

Molho:
Na frigideira, doure duas cabeças de alho picadas.
Adicione o creme de leite fresco.
Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.

Retire o refratário do forno.
Coloque o molho por cima do peixe.
Polvilhe com queijo parmesão e leve ao forno para gratinar e sirva imediatamente.


 LEMBRE-SE: o tamanho mínimo de captura da garoupa é 40 cm. Podem atingir até 50 Kg de peso e 1,0m de comprimento

sexta-feira, 14 de março de 2014

MERCADO DE PEIXES: CALOR INTENSO GERA ELEVAÇÃO DE PREÇO DA TILÁPIA SAINT PETER EM 2014.

O intenso calor dos últimos meses comprometeu diretamente  o desempenho da  piscicultura, especialmente a  produção de tilápias. Um peixe bastante apreciado pelo consumidor e que teve seu preço elevado significativamente em decorrência deste fato.
O maior problema  é a temperatura e a oxigenação da água. As altas temperaturas na maioria dos casos podem  não ser consideradas letais, porém  o longo prazo em condições estremas  esgota a resistência  do peixe, o que acarreta a falta de apetite causando deficiências nutricionais, que induzem o peixe a  enfermidades e consequente fragilidade ao manejo, além do retardo no crescimento. 
As ações para atenuar este problema são o incremento da renovação da água, a fim de baixar a temperatura ambiente.  Reduzir a quantidade de ração, pois o excedente vai  deteriorar e comprometer a qualidade da água.  A utilização de aeradores pode melhorar os níveis de oxigênio e consequentemente a resistência do peixe em um ambiente nocivo.

Assim se percebe que os custos cresceram e a produtividade caiu no período, e prontamente estas despesas foram repassadas aos consumidores. 

sábado, 8 de março de 2014

PESCADORES PROFISSIONAIS, ARTESANAIS E ESPORTISTAS QUEREM MAIS FISCALIZAÇÃO NO RS



Em reunião da Subcomissão para tratar da regulação legislativa e técnica da prática da pesca esportiva, profissional e artesanal no Estado, na manhã desta quinta-feira (6), pescadores e representantes do governo do Estado e do Ministério Público discutiram medidas que permitam a atividade nas suas modalidades profissional e esportiva e, ao mesmo tempo, coíbam a pesca predatória. Os pescadores pedem mais fiscalização por parte das autoridades. Na próxima semana, a subcomissão, que é vinculada à Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da ALRS e tem como proponente e relator o deputado Frederico Antunes (PP), deve apresentar o relatório final com as conclusões e sugestões decorrentes dos debates e atividades realizados. Também participaram da reunião os deputados Ernani Polo (PP) e Jeferson Fernandes (PT).
Representando a Colônia Z9, de Uruguaiana, Clementino da Silva, pescador há mais de 40 anos, relatou uma série de casos de pessoas que se identificam como pescadores para obterem a carteira profissional emitida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura e os benefícios correspondentes, sem, no entanto, exercerem de fato a atividade. A promotora Annelise Monteiro Steigleder, representando o Ministério Público do Estado, disse que os casos poderiam representar crimes de falsidade ideológica em detrimento da União e informou que o procedimento adequado seria registrar ocorrência na Polícia Federal.
O vice-presidente da Federação Gaúcha de Pesca Esportiva, Turística e Ambiental (Fegape), Flávio Luz, defendeu a união de quatro entes: comunidades tradicionais de pescadores, pescadores esportivos, operadoras de turismo e universidades. O secretário-adjunto de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ronaldo Franko, disse que, entre as medidas que tomadas pelo governo do Estado a respeito do tema, estão a contratação de um consultor que realizará estudo sobre o estoque do rio Uruguai e a reativação do Conselho da Pesca com a participação das comunidades de pescadores.
Fonte: AL/RS

Veja também:
 
 
 
 

sexta-feira, 7 de março de 2014

SUBCOMISSÃO DE REGULAÇÃO LEGISLATIVA E TÉCNICA DA PRÁTICA DA PESCA ESPORTIVA, PROFISSIONAL E ARTESANAL NO ESTADO DO RS ESTRUTURA ROL DE SUGESTÕES

A reunião da Subcomissão para tratar da regulação legislativa e técnica da prática da pesca esportiva, apresentou as sugestões recolhidas ao longo dos debates e que deverão constar no  relatório final, entre as quais a elaboração de um projeto de monitoramento, manejo e controle do estoque pesqueiro das espécies na bacia do Rio Uruguai.

Demais sugestões:
·         instituição de um grupo de estudo e acompanhamento permanente da pesca esportiva e profissional composto das entidades da pesca e do governo;
·         realização de levantamento por parte da Secretaria Estadual do Meio Ambiente a respeito de quantos pescadores são esportistas e profissionais, devido à denúncia de excesso de oficialização de pescadores profissionais;
·         elaboração de um projeto de lei para seja monitorado o povoamento dos principais rios e divulgação de relatórios anuais com as estatísticas e ações propostas;
·         sinergia de interesses entre os diferentes elos da cadeia pesqueira e órgãos públicos;
·         criação de um projeto de lei que disponha sobre a Proteção e Estímulos à Pesca Esportiva e cria o Fundo Estadual de Requalificação de Ribeirinhos e Fomento à Pesca Esportiva;
·         atualização do Decreto Estadual 41.672/2002, que declara as espécies da fauna silvestre ameaçadas de extinção no Estado, considerando o tempo decorrido desde a sua edição e as medidas protetivas adotadas neste período;
·         liberação da confecção de filetagem, dada a impossibilidade de o pescador comercializar um peixe inteiro para ser filetado em casa pelo consumidor;
·         realização de estudos e pesquisas científicas e produção de relatórios específicos para a região do Médio e Baixo Uruguai, onde se concentram as maiores comunidades pesqueiras;
·         criação de uma frente parlamentar específica para debater o problema da cadeia produtiva da Pesca;
·         assinatura, se necessário, de Termo de Ajustamento de Conduta por parte do Ministério Público e Governo do Estado com objetivo de regular a pesca do dourado e surubim;
·         ação política em nível federal, buscando a construção de um regramento em conjunto com o Ministério da Pesca de forma que limite a atividade, mas permita que pescadores ribeirinhos continuem trabalhando, mesmo com restrições;
·         elaboração de leis que incentivem a pesca de manejo sustentável, por meio do Pesque e Solte, fomentando o ecoturismo;
·         regramento com a esfera do Ministério da Pesca, para que os profissionais que queiram manter sua atividade possam fazer isso por meio de sistemas que sejam adaptados à margem da sua sobrevivência, que possam fazer, em espaços próprios, um criatório;
·         incentivo fiscal aos criatórios e vendas de equipamentos e insumos destinados à pesca esportiva via entidades ou associações devidamente regulamentadas.     
Fonte: AL/RS

quarta-feira, 5 de março de 2014

OS BLACKS DERAM UMA SHOW NA FAZENDA PASSO ALEGRE, MAS A ESTRELA FOI UM CARA COM MAIS DE 30 CM DE COMPRIMENTO - PESCA ESPORTIVA SERRA GAÚCHA 2014 - CANELA


A fazenda Passo Alegre, tradicional reduto de pesca esportiva da serra gaúcha, recebeu a equipe do Sabor de Pesca para uma visita. Os Blacks estiveram ativos, com freqüência média de ataques e peixes de tamanho médio a grande. As iscas que deram mais resultado foram as de meia água CMC e Bomber, pois as minhocas de silicone não geraram os ataques esperados no período. Neste dia, alem de diversos blacks também fisgamos na Bomber Square A um belo exemplar de cara com 30,5 cm de comprimento, um record, peixe nativo da região, que pega forte, mas é mais frágil que o black e necessita ser devolvido rapidamente. No final da tarde, com a chegada de uma chuva de verão, saímos satisfeitos com mais uma bela pescaria.
 
Localização: 11 Km do centro da cidade de Canela /RS Rodovia RS 235 - Km 54. (estrada que liga Canela a São Francisco de Paula. Existe uma placa na RS235 sinalizando o acesso a esquerda).Contato: Fone (54) 3504-2520 ou (54)9904-9682

VEJA TAMBÈM:
http://sabordepesca.blogspot.com.br/2013/02/onde-pescar-black-bass-fazenda-passo.html

terça-feira, 4 de março de 2014

AS TRAIRAS DESPERTARAM FAMINTAS NO SPA DE PESCA NINHO DA CORUJA - PESCA ESPORTIVA SERRA GAÚCHA 2014 - CANELA


Neste mês o Sabor de Pesca foi conferir os ataques dos black bass no Spa de pesca Ninho da Coruja, em Canela RS. O tempo estava nublado e logo depois de fisgarmos os primeiros exemplares, a chuva chegou e os ataques cessaram. Aproveitamos para conhecer a harmoniosa decoração do lounge do Spa enquanto degustávamos saborosas iscas de tilápia frescas fritas. Ao entardecer a chuva parou e chegou a nossa hora de fisgar as belas traíras que habitam um dos açudes do local.







 





  Quando o sol sumiu, elas despertaram famintas e diversos exemplares foram fisgados com sapos e ratos. Com arremessos longos direcionados ao meio do açude, contrariando a lógica de fazer os lançamentos paralelos à margem, e trabalho forte tivemos boas pegadas. Mais um dia de pesca gratificante, com direito a sol, chuva, natureza, boa gastronomia e belos peixes.  
Localização: 7 km do centro da cidade de Canela/RS Rodovia RS. (estrada que liga Canela a São Francisco de Paula. Existe uma placa, a direita, sinalizando o acesso).
Contato e reservas: www.ninhodacoruja.com.br
Fone: (54) 8146 0653 e 54 8153 6706 - E-mail: grossrudimar@yahoo.com.br

VEJA TAMBÉM:
http://sabordepesca.blogspot.com.br/2013/03/onde-pescar-black-bass-ninho-da-coruja.html