segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

PESCA NA AMAZÔNIA: EXPEDIÇÃO GAÚCHA BUSCA OS TUCUNARÉS GIGANTES DO RIO ARACA EM BARCELOS .


Foi em busca de aventura e diversão que um grupo de oito amigos fizeram recentemente uma expedição pesqueira na Amazônia, mais especificamente na região de Barcelos, próximo a confluência dos Rios Negro e Araca.


Uma aventura inesquecível e cheia de adrenalina em busca dos Tucunarés Gigantes. Depois de cerca de 7 horas de voo de Porto Alegre até Manaus, o grupo embarcou em um hidroavião e viajou por mais 3 horas, com clima pesado, muita chuva, vento e nuvens sobre a floresta.  O destino foi o Rio Acará onde desembarcaram junto à pousada flutuante.
De acordo com meu amigo Elmo Bressani a água estava um metro acima do ponto ideal para pesca na região, mas a vontade de pescar imperou pelos próximos sete dias na buscas pelos tucunarés.


O flutuante vai subindo o rio, assim os pescadores tem oportunidade de explorar novos locais de pesca a cada novo dia.  As saídas de pesca iniciam todas as manhãs, com as lanchas, seus piloteiros e mais dois pescadores em busca dos grandes peixes. 
A pesca era produtiva, muitos pequenos exemplares e eventualmente alguns extremos. Os maiores registros foram tucunarés de 6,5 e 8,5 kg.


Na foto abaixo a dupla Elmo Bressani,  Rodrigo Gazen , guiados pelo piloteiro Wilson  em uma aventura extraordinária. Arrastaram a lancha por mais de 50 metros floresta adentro para alcançar um local de pesca mais produtivo, depois de algumas horas fisgaram um único peixe e uniram suas forças por mais 50 metros de ação. “Haja vontade de pescar em lago bom!!”


quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

QUAL VINHO BEBER COM PRATOS PREPARADOS COM PEIXES DA AMAZÔNIA DE CARNE GORDA COMO PACU,TAMBAQUI E PINTADO

Os peixes nativos da região amazônica e pantaneira apresentam em sua maioria carne gorda. Seu gosto marcante exige o acompanhamento vinho que possua significativa acidez.  Pratos tradicionais como tambaqui na grelha, pacu assado ou frito podem ser acompanhado por um branco seco ou por um tinto com boa acidez. Um cabernet blanc ou um Pinot Noir podem ser uma boa opção.
Quando a opção for peixe ensopado como pintado, piramutaba, piratinga,  ou algum outro tipo de bagre prefira um chardonnay.

Geléia de abacaxi com hortelã pode ser um bom complemento para acompanhar uma costela de tambaqui assada.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

A MAIOR TRUTA DO MUNDO: RECORDE FOI BATIDO NO CANADÁ



Mike Sadar dedica-se a pesca a várias décadas, iniciou como amarrador de moscas e se tornou diretor de P & D de uma grande empresa. Paralelamente desenvolveu um planejamento que possibilitou a realização de diversas expedições com as quais a maioria dos pescadores apenas sonha.  Já fisgou as maiores espécies de trutas do mundo e recentemente bateu o recorde de truta pelo comprimento. De acordo com o IGFA, Mike pescou uma truta de 108 cm com uma isca artificial de meia água verde-limão usada na modalidade corrico.  

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

MARÉ BRASIL CULINÁRIAS É A DICA GASTRONÔMICA NA PRAIA DE XANGRI-LÁ PARA O VERÃO 2015


Neste fim de semana o chef Chef Marco Silva reabre suas portas para mais uma temporada de delicias em seu aconchegante restaurante. O sabor de pesca aponta dois pratos imperdíveis; o “Papillote de Jacaré” uma harmonização de temperos precisa que resulta em um sabor exótico, que transita entre o doce das uvas passas, a geleia picante, o funcho e as lascas de alho negro, e o “Robalo de Aveiros” uma deliciosa combinação de temperos sobre um encorpado filé de peixe coberto por batatas crocantes, acompanhado de aspargos frescos. Confira também os quatro novos pratos desta temporada. Endereço: Maré Brasil: Av Paraguassú, 1473. (51) 3689-3308.

sábado, 13 de dezembro de 2014

COMERCIO DA PIRATINGA NA COLOMBIA COMPROMETE A POPULAÇÃO DE BOTO ROSA NA AMAZONIA


    A Colômbia é o maior mercado consumidor da piracatinga brasileira, peixe pescado usando a carne do boto cor-de-rosa como isca.  Ele é vendido como capaz ou capaceta, que na verdade é uma outra espécie, já bastante rara devido à sobrepesca. Os colombianos estão sendo duplamente enganados. Primeiro porque compram um peixe mais consomem outro. Segundo, porque, sem saber, estão contribuindo com a morte cruel e ilegal do boto cor-de-rosa.





Ajude-nos a proteger o boto. Peça ao governo colombiano para suspender a venda da piracatinga.

Participe da campanha: www.euprotejoboto.org.br.
 Assine e compartilhe 

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

TRAIRA COMO TIRAR OS ESPINHOS – PESCADOR COZINHEIRO DÁ DEMONSTRAÇÃO EFICIÊNTE


Preparar um peixe sem espinhos é uma tarefa difícil, ainda mais quando ele for uma trairá.  Com precisão cirúrgica o cozinheiro apresenta sua técnica. Confira!


quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

PESQUISADORES DESVENDAM ENIGMA SUBMARINO: CÍRCULOS MISTERIOSOS NO FUNDO DO MAR SÃO PRODUZIDOS POR UMA NOVA ESPÉCIE DE BAIACU



Belos desenhos circulares são observados no fundo do mar japonês desde 1995, mas, até recentemente, sua origem permanecia um mistério.
Foi descoberta uma nova espécie de baiacu capaz de produzir estruturas uniformes de areia como o objetivo de atrair parceiros.


     Saiba mais na revista Ichthyological Research . - Fonte: BBC