sábado, 31 de outubro de 2015

PEIXES DE CARNE GORDA, SAUDÁVEL E GOSTOSA – TIPOS, DICAS E CARACTERÍSTICAS – ANCHOVA, ATUM, ARENQUE, CAVALA, SALMÃO, SARDINHA, PACU, PIRARUCU, E TAMBAQUI.


A gordura dos peixes gordos, que pode ser de 10%  a 15% de acordo com a espécie, está distribuida por toda sua carne,  tendo sua maior concentração entre a carne e a pele. As gorduras destes peixes são ricas em  ómega 3 e apesar de calóricos possuem vitaminas lipossolúveis e contêm quantidades relevantes de iodo. Então fica a dica: Cozinhe os peixes gordos adicionando o mínimo de gordura, se necessário.

PRINCIPAIS PEIXES GORDOS E SUAS CARACTERÍSTICAS:

Anchova: Possui um sabor forte e vibrante, sua carne gorda é bastante apreciada, porém creio ser sempre mais saborosa quando consumida fresca.  Também é consumido em salmoura ou em conserva.

Arenque: Quando consumido fresco, apresenta uma carne gorda, porém saborosa e de fácil digestão, além de ser dotada de um elevado potencial nutritivo.  Quando salgado ou defumado é apreciado por um publico mais seletivo.

Atum: Peixe gordo, porém sua carne é rica em vitaminas. Seu sabor e cor variam de acordo com a espécie. Pode ser consumido cru, preparado fresco, ou, mais freqüente em conserva em azeite.

Cavala: Peixe de mar, de carne gorda e levemente pesada. Bastante calórico é mais consumido com especiarias em lata, ao azeite ou em molho de tomate.

Salmão: Carne rosada, saborosa e gorda. Eventualmente indigesto, mas muito nutritivo e rico em nutrientes. Consome-se mais frequentemente, cru, defumado, assado e grelhado... Trata-se da espécie de maior aceitação no mercado.

Sardinha: Carne muito gorda, altamente nutritiva e rica em calorias. Sua preparação é bastante flexível, pois, comporta diversos tipos de preparo como assada, grelhada e frita.

Pacu: Carne branca, saborosa, quase sem espinhas, porém um pouco gorda. Quando grelhado na brasa a gordura fica atenuada significativamente.

Pirarucu: Carne consistente, saborosa e gorda, melhor se preparado assado.

Tambaqui: Carne com sabor marcante e gorda, ideal para ser preparada assada ou grelhada fazendo com que a gordura penetre através da carne deixando-a muito suculenta.