domingo, 12 de agosto de 2012

VINHOS PARA ACOMANHAR PRATOS COM PEIXES – TIPO x RECEITA - DICAS DE UM ENOFILO PESCADOR



Na hora da compra um bom vinho deve ser escolhido pela uva com a qual é produzido, porém cada casta e tipo de uva produzem um vinho diferente. Quando a matéria é vinho, costumamos ouvir diversas palavras que geram confusão para maioria dos leigos apreciadores de vinhos, como: complexo, corpo, alma, macio, harmônico, agressivo e muitos outros...
Contrapondo este modelo mercadológico de expressão, tento aqui simplificar e objetivar a relação: TIPO DE VINHO X TIPO DE PEIXE
VINHO BRANCO: o mais indicado para peixes e frutos do mar. Os peixes de carne branca, como Linguado, Robalo e Badejo combinar perfeitamente com eles. O Pirarucu, Tambaqui, Tucunaré, Dourado, Piapara e Pintado e outros peixes dos rios brasileiros, podem ser acompanhados por um tradicional Chardonnay ou um Sauvignon Blanc.
VINHO ROSADO: pode acompanhar pratos clássicos a base de bacalhau, mas também é indicado para pratos delicados ou com intensa presença do limão. É relevante escolher um rosado com baixa acidez.  Na falta deste um branco envelhecido é uma boa opção.
VINHO TINTO: Indicado para peixes de carne gorda, que geralmente compõem pratos de sabor marcante e bem temperados, ou preparados com molho de vinho tinto como uma tainha picante acebolada, por exemplo. Neste caso, sugiro um vinho de sabor apurado, maduro e com pouco tanino ( alto tanino gera amargor, especialmente na combinação com o peixe e está diretamente relacionado com a maturação da uva e a grossura de sua casca), por isso prefira varietais como Pinot Noir, Gamay e Cabernet Franc . Um vinho verde pode ser uma opção para acompanhar o bacalhau ou cozido de peixe.
VINHO FRUTADO: um tinto frutado pode ser uma opção ousada para acompanhar receitas de peixe que se caracterizam pela cremosidade e sabor marcante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário