quinta-feira, 7 de novembro de 2013

ISCAS E DICAS PARA PESCA DE BURRIQUETE OU MIRAGUAIA

Os pescadores chamam de burriquete a miraguaia jovem. Trata-se de um peixe pouco fisgado em nossas pescarias nos últimos tempos, provavelmente devido a sobre pesca. Pecar este peixe com menos de três quilos deveria ser proibido, por tratar-se de um bebê peixe, já que e pode chegar a 50 kg e mais de 1,5 m de comprimento  As melhores iscas para burriquete são as naturais, como siris, guaiás (caranguejo de pedra), mariscos, tatuis, camarões e os corruptos. Eventualmente podem atacar iscas artificiais como camarões e lagostins em águas calmas.
A montagem básica para este peixe:  linha monofilamento 0,50 a 0,80mm, um chumbo oval de 100 a 250 gramas solto na linha, uma miçanga e o girador. O chicote pode ter no máximo 45 cm, de linha mutifilamento 0,40 a 0,60mm com apenas um anzol 2/0 ou 3/0. Fixar bem a isca com linha elástica é mais eficiente.
A isca sempre tem que estar junto ao fundo, sejam pedras, cascalho ou areia, pois este peixe se alimenta nestes locais.
A primavera e o verão são as estações mais produtivas, prefira a enchente e se a água estiver fria busque os locais mais profundos.  A miraguaia morde levemente a isca, recolha devagar, fisgue e recolha moderadamente.

Veja também: Ótima receita de burriquete-ou-miraguaia-assados

Um comentário:

  1. que isca poço usar para pesca o burriquete como eu faço para pescar o burriquete

    ResponderExcluir