terça-feira, 23 de setembro de 2014

QUAIS PEIXES E FRUTOS DO MAR TEM MENOR TEOR DE MERCÚRIO? LISTA DE ESPÉCIES E GRAU DE CONTAMINAÇÃO – O QUE COMPRAR?

O mercúrio, na forma orgânica, ingressa no organismo humano, principalmente através do consumo de peixe e outros frutos do mar. Ele se concentra no tecido dos peixes, tornando-se cada vez mais potente em predadores e mamíferos que se alimentam de peixes menores.
Os peixes carnívoros apresentam maiores concentrações de mercúrio que os herbívoros (se alimenta de plantas) e onívoros (se alimenta de carnes e vegetais). Logo, os peixes carnívoros maiores apresentam maior concentração que os menores.
 No Brasil, o Ministério da Saúde, fixou para o mercúrio, os valores máximos de 0,5 mg/Kg para peixes e frutos do mar (não predadores) e 1,0 mg/Kg para peixes predadores.
De acordo com o guia de consumo de peixes do Torronto PublicHeallt/FDA foi elaborado um  ranking de frutos do mar conforme os valores médios de contaminação:
   

       

Lembre-se! Sempre que possível verifique a origem do peixe consumido, onde foi pescado e a qualidade do ambiente onde vive. Se tiver informações seguras o consumo está liberado, porém se as informações forem duvidosas limite-se a uma refeição por semana.
Veja também:  MERCÚRIO NO PEIXE? RISCOS, INCERTEZAS E BENEFÍCIOS DO CONSUMO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário